Resenha: “O Segredo do Vale da Lua”

 

Nome do autor (a): Elizabeth Goudge

Titulo: O Segredo do Vale da Lua (do original “The Little White Horse”)

IMG_20140515_105619_resized

RESENHA:

Esta é uma obra clássica inglesa (narrada em terceira pessoa), que conta um pequeno capítulo da história da órfã Maria Merryweather. A história se inicia ao Maria perder seu ocupado pai, e ter de ir morar -junto de sua governanta- no Vale de Moonacre (Vale da Lua), no Solar de um primo.

Maria se sente extremamente acolhida e feliz em seu novo lar. Porém, sobre o lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua, e do misterioso cavalinho branco. Um lugar mágico, que esconde por trás florestas sombrias, brigas de orgulho, e turbulentos segredos em cada morador do pequenino Vale. É quando Maria se vê envolvida numa trama cheia de magia e enigmas, tendo que se arriscar numa empolgante aventura para tentar devolver a paz e alegria a todo o Vale.

O livro narra assuntos de brigas entre famílias, e a impossibilidade que o orgulho dá á alguns; de se redimir consigo mesmo e com os outros.

IMG_20140515_105420_resized

 

“Eu simplesmente adorei O Segredo do Vale da Lua”- É o comentário destacado na capa do livro, feito por J.K.Rowling, autora de Harry Potter. Um livro que esconde mágica em cada pedacinho, e nos dá um “quentinho no coração” e a simples vontade de poder morar no Vale de Moonacre! O Vale de Moonacre é um dos lugares mais mágicos e encantadores em que a autora poderia criar e narrar sua história.

O livro foi adaptado para o cinema em 2009, com várias mudanças; algumas eu achei que deram um melhor contexto ao livro, outras achei desnecessárias. O fim da história, que no livro algumas razões foram meio fracas e não me convenceram, no filme trouxeram uma ligação aventureira, mas que em alguns momentos fizeram perder a simplicidade e inocência do livro. Confesso que em partes gostei mais do filme, especialmente o teto de vidro do quarto na torre, e outros motivos pessoais. Mas essa Literatura Fantástica, carregada de inocência e magia, me fez amar tanto o filme quanto o livro!

 

19x

 

Recomendo tanto ler o livro, como assistir o filme e assim tirar as próprias conclusões. Afinal, literatura fantástica, às vezes não agrada a todos. E sou suspeita para falar sobre esse livro, pois me fascino muito por livros de fantasia.

 

O Livro contém 209 páginas, publicado pela Editora WMF Martins Fontes, conta com a tradução de Silvana Vieira e já tem mais de 700.000 exemplares vendidos.

 

 

“…é um fato que nada de valor se conquista neste mundo sem amor e humildade.”

– O Segredo do Vale da Lua

Deixe um comentário