Resenha: “A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista”

Título: A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista (“The Statistical Probability of Love at First Sight”).

Autor (a): Jennifer E. Smith

Páginas: 223

Editora: Intrínseca

 20140521_120504_resized (1)

A probabilidade estatística do amor a primeira vista é um nome bem interessante para se dar a um livro. O livro conta a história de Hadley, e começa na manhã em que ela viaja para Londres, no casamento de seu pai, com sua futura madrasta; da qual Hadley, fugira de todas as possibilidades de conhecê-la antes da cerimônia. Ao voltar para pegar alguns pertences que esqueceu em casa, acaba perdendo o avião e tendo que esperar o próximo voo.

Já no aeroporto ela conhece Oliver, que a ajuda com as malas e coincidentemente senta-se na poltrona ao seu lado no avião. Eles passam o voo inteiro conversando, e Hadley comenta várias vezes de sua deplorável situação de briga com o pai. Mas o que são algumas horas conversando meio a dois fusos horários, quando se está atrasado para um casamento?

Quando chegam ao solo inglês, os dois seguem seus diferentes rumos, com uma grande possibilidade de nunca mais se verem. Porém qual seria a probabilidade deles se encontrarem novamente? E se eles se apaixonaram… a primeira vista?!

(…)

 

O livro conta uma história não muito monótona, porém com um final meio clichê. Achei algumas coisas bem previsíveis, porém é um livro de romance que trouxe uma essência a mais. Fala bem mais além da história de amor – o que é imaginável, pelo título- e se aprofunda em histórias íntimas da personagem principal, como de sua infância e família (tendo seus flashbacks). Portanto é um livro de romance, que também nos traz a situação dos problemas com a família, e como os personagens enfrentam isso.

A história tem seu lado bem fictício, como algumas coisas e atos da personagem que ela não sabe (?) as consequências que causarão. Porém, na maior parte, tem o livro o seu outro lado amável, no qual você se imagina poder estar na história ou viver algo assim. Também teve coisas, que achei que a autora poderia ter esclarecido no final, como algumas perguntas não respondidas (ou talvez essas não tenham tido a importância de serem lembradas e não influenciam na história, mas eu fiquei com a curiosidade…).

capaintern

Adorei a capa brasileira -mais do que a internacional, apesar de ser bonita também- pois achei mais colorida e que remete mais ao público jovem. O livro tem duração de cerca de 24 horas, e em cada capítulo são dados os horários dos dois países, para situar o leitor, lhe dar uma visão ampliada, e  a noção do tempo. O livro tem 223 páginas (sendo uma de agradecimentos). Foi lançado no Brasil pela Editora Galera Record, do título original “ The Statistical  Probability of love at First Sight ”.

 

Um livro muito fofo, agradável, que de certa forma, tenta dar respostas a seu título: Qual a probabilidade estatística do amor à primeira vista?

A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista está sendo adaptado para o cinema.O filme está sendo produzido por Carolibe Kaplan e Bruna Papandrea, mas não tem nenhuma previsão de lançamento.

 

Sobre a autora

 

Jennifer E. Smith É autora, também, de The Comeback Season e You Are Here. Formou-se em redação criativa pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, e atualmente, trabalha como editora em Nova York.

IMG_20140521_070202_resized

 

“Hadley fecha os olhos só por um momento. Ao abri-los novamente, o avião não está mais lá. Quem diria que quatro minutos poderiam mudar tudo?”

 Pág. 11 (a Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista)

Deixe um comentário